Berçário Vila das Merces

Berçário Vila das Merces, Colégio Evoluir e Saber , Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Rua Romão Puiggari, 757, Vila Moraes, São Paulo – SP

Berçário Vila Moraes

Ensino Fundamental Vila das Merces

Berçário Zona Sul

Educação Infantil Zona Sul

Escola Infantil Zona Sul

Proposta Pedagógica

Considerando a proposta pedagógica como identidade da escola, o Colégio Evoluir e Saber torna-se capaz de estabelecer diretrizes básicas referentes à sua linha de atuação na comunidade, formalizando o compromisso assumido pela equipe docente, funcionários, pais e/ou responsáveis e coordenação, direcionados para o mesmo projeto educacional.

O Colégio oferece conteúdos ricos para a reflexão sobre a prática educativa, a fim de explicitar os critérios que justificam escolhas e decisões pedagógicas junto aos alunos. O projeto didático visa desenvolver as possibilidades de lazer, atividades físicas, culturais, artísticas e científicas, envolvendo todas as áreas do conhecimento de maneira contextualizada. Entre as principais propostas pedagógicas da educação básica, os processos abordados auxiliam o estudante a ter novas experiências dentro do perfil construído pela metodologia de ensino aplicada.

Educação Infantil Vila das Merces

Pre-escola Vila das Merces

Confira algumas das propostas mais utilizadas:

Construtivismo: A base da filosofia construtivista acredita na construção do conhecimento em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o docente é um mediador dos saberes dos estudantes, sendo capaz de contribuir com situações e atividades onde a própria criança irá realizar descobertas e solucionar questionamentos. Segundo Jean Piaget, criador da teoria, as escolas devem aplicar avaliações diagnósticas para compreender melhor o rendimento escolar de cada jovem.

Interacionismo: Assim como Piaget, o criador da teoria interacionista, Lev Vygotsky, valoriza a interação, mas direcionada para um contexto sócio-histórico-cultural. Acredita-se que todas as crianças se tornam autônomas passando por estágios educacionais, sendo resultado das ações e interações do sujeito com o meio que vive.

Lúdica: A prática lúdica ajuda a criança a lidar com seus sentimentos, a buscar satisfação de seus desejos, e a enfrentar críticas com mais autonomia e segurança. Os jogos e brincadeiras se tornam elementos importantes no processo de ensino, promovendo o bem-estar do indivíduo, respeitando seus interesses, estimulando o crescimento harmônico nos âmbitos biopsicossocial e cultural.

Humanista: O método apresenta o aluno como um ser autônomo, orientado a escolher atividades que serão desenvolvidas sobre orientação pedagógica. Os valores afetivos são trabalhados diariamente, a fim de favorecer a convivência e o comprometimento com as mudanças do mundo no qual estamos inseridos.

Educação Infantil Vila Moraes

Educação Infantil Vila das Merces